Por qual motivo eu tenho que calibrar o meu equipamento? E quando?
Quando falamos de “equipamento de medição” devemos nos atentar a sua calibração, pois todos precisam ter sua calibração periódica realizada, de preferência por um laboratório acreditado pelo INMETRO.
A calibração segundo o VIM (Vocabulário Internacional de Metrologia) é uma “operação que estabelece uma relação entre os valores e as incertezas de medição fornecidos por padrões e as indicações correspondentes com as incertezas associadas”. Ou seja, traduzindo essas palavras a calibração nada mais é que, um procedimento para analisar determinado equipamento de medição e verificar se ele está oferecendo informações confiáveis, dentro da margem de erro aceitável para aquilo que está sendo medido.
E por que devo calibrar?
Com a calibração é possível verificar se o equipamento está apto para o uso ou se os resultados de medição apresentados estão muito distantes do esperado. Se for necessário um ajuste, após a manutenção é recomenda que seja realizada outra calibração para checar se o instrumento de fato está apto para a utilização, vale ressaltar que, os resultados da calibração garantem os serviços que já foram realizados e por sua vez asseguram os valores reportados. A calibração é um procedimento essencial para garantir a qualidade dos serviços prestados.
E quando?
Os instrumentos de medição precisam periodicamente passar pelo procedimento de calibração. Não basta realizá-lo uma única vez, já que qualquer equipamento pode sofrer desgastes pelo uso e/ou apresentar instabilidade nas medições.
Para saber como ou quando proceder com a calibração, basta seguir as orientações e recomendações estipuladas no manual do fabricante. No geral, o tempo entre uma calibração e outra depende de cada equipamento, ou o que a norma de calibração diz a respeito de periodicidade. O uso inadequado ou sob condições que possam deteriorar as características do instrumento, são os maiores indicativos da necessidade de calibração.
Comments